Dojo Kun

Dojo Kun Dojo Kun (Os cinco princípios éticos do Karate) HITOTSU JINKAKU KANSEI NI TSUTOMURU KOTO - Esforçar-se para formação do caráter saudável HITOTSU MAKOTO NO MICHI O MAMORU KOTO - Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão HITOTSU DORYOKU NO SEISHIN O YASHINAU KOTO - Criar o intuito de esforço HITOTSU REIGI O OMONZURU KOTO - Respeito acima de tudo HITOTSU KEKKI NO YU O IMASHIMURU KOTO - Conter o espírito da agressão indestrutiva ! ! !

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

A FORÇA OCULTA

A FORÇA OCULTA
A FORÇA DOS QUADRIS

O golfista prepara a sua tacada. Olha fixamente para a bola, concentra-se, com um golpe poderoso arremessa a bolinha no outro lado do campo próximo ao buraco onde consolidara a sua jogada.
No jogo de beisebol o arremessador lança a bola e o rebatedor com um golpe sensacional, manda-a para o outro lado do campo fazendo vibrar a torcida. Nesses dois esportes tanto o golfista, como o rebatedor no beisebol fazem uso do quadril para marcar seus pontos. Toda a sua força e sua técnica está praticamente centrada nesse "balanço".

No karatê não é diferente nas técnicas de (kime-waza), a combinação dos movimentos da parte superior com a inferior formada pelo quadris em um giro que arremessa o braço ou a perna com força em direção ao adversário que sentirá o impacto e ficará admirado com a potência daquele golpe fulminante.

Em karatê, todas as técnicas são feitas a partir dos quadris; bloqueios, socos e chutes não seriam certeiros e decisivos se não se fizer o uso da rotatividade dos quadris.

Os movimentos devem ser rápidos como se uma mola que estivesse comprimida de repente se soltasse projetando o braço ou a perna em direção ao adversário.

Quanto mais rápido o giro dos quadris mais poderoso e veloz será o golpe.

Quando se bloqueia a "mola" esta comprimida ou seja, em uma posição semi-voltada para frente, bloquear é como torcer a mola e um soco neste caso é como soltar a mola. Ex.: recuo de braço (hiki-te) - giro dos quadris (bloqueio) - rotação inversa dos quadris - soco.

0 comentários:

Postar um comentário

tigre

tigre