Dojo Kun

Dojo Kun Dojo Kun (Os cinco princípios éticos do Karate) HITOTSU JINKAKU KANSEI NI TSUTOMURU KOTO - Esforçar-se para formação do caráter saudável HITOTSU MAKOTO NO MICHI O MAMORU KOTO - Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão HITOTSU DORYOKU NO SEISHIN O YASHINAU KOTO - Criar o intuito de esforço HITOTSU REIGI O OMONZURU KOTO - Respeito acima de tudo HITOTSU KEKKI NO YU O IMASHIMURU KOTO - Conter o espírito da agressão indestrutiva ! ! !

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Goju-Ryu

Goju-Ryu





Histórico do Karatê Goju-Ryu





A história do Goju-Ryu funde-se com a arte de Naha-te, da qual o Sensei Kanryo Higaonna (1853-1915) é o seu principal representante. Este passou diversos anos da sua vida na China, estudando vários sistemas de Artes Marciais, com especial influência das artes de Fukien (China).
Segundo algumas fontes, Higaonna foi discípulo de um mestre Chinês chamado Woo ("Ru", em japonês), o qual o levou consigo por inúmeras escolas de Boxe Chinês.
Aos 35 anos, regressou a Okinawa e adquiriu a fama de grande lutador. A técnica que ele praticava era bastante diferente da que foi deixada pelos mestres Sakugawa e Matsumara.
Quando abriu o seu primeiro Dojo em Naha foi para ensinar uma síntese pessoal que combinava elementos do Kempo com elementos do velho “Te” local, adaptando o seu ensino à morfologia dos habitantes da ilha. Seu estilo veio chamar-se de Naha-Te (Mãos de Naha).
Julga-se que foi o mais significativo e experiente Karateca de toda a história nas técnicas de Naha, tal era a sua habilidade que com frequência lhe chamavam “Kensei”ou “Primeiro Santo”.
Dos seus principais alunos destacam-se Chojun Miyagi e Kyoda Juhatsu.
Nascido em 25 de abril de 1888, em Naha, Chojun Miyagi foi o fundador do estilo de Karatê mundialmente conhecido como Goju-Ryu.
Levado pela mãe, a fim de prepará-lo para os dias agitados no período da Restauração Meiji e da Guerra Sino Japonesa, começou a treinar com 11 anos no dojo de Ryuko Aragaki e com apenas 14 anos iniciou os seus treinos com Mestre Kanryo Higaonna. A mãe do jovem Miyagi creditava que seus filhos deveriam ser preparados tanto na parte física, como na mental.
Apesar de muitos candidatarem-se a discípulo do Mestre Higaonna, não era simples o processo de seleção, visto que este era muito exigente, assim como fora seu mestre na China. A escolha era realizada analisando o espírito, força de vontade, humildade e a vontade de aprender Karatê.
Sempre muito dedicado, o jovem Miyagi teve a honra de ser escolhido como discípulo do Mestre Higaonna. Porém teve que provar que era digno de ser aceito, passando a executar as mesmas tarefas domésticas que seu mestre. Isto Miyagi fez com entusiasmo, eficiência e dedicação, sendo, pelo Mestre Higaonna, considerado como o seu sucessor.
Chojun Miyiagi se casou aos 20 anos de idade e, devido aos seus familiares serem comerciantes bem-sucedidos, passou a cuidar dos negócios da família. Mesmo assim não se afastou da prática constante do karatê.

Entre 1909 e 1911 cumpre o serviço militar. Logo após pensa em partir para o Havaí, a fim de montar uma empresa de pesca, num local onde estavam já estabelecidos emigrantes provenientes de Okinawa. Mas seu Mestre, Higaonna, o aconselhou a ir à China para se aprofundar nas artes marciais. Miyagi aceitou o conselho e, após desistir de ir para o Havaí, seguiu em 1915 para Foochow, na província de Fujian, onde passou a treinar Chugoku Kempo.

Neste mesmo ano, Miyagi foi obrigado a retornar da China, devido ao falecimento do seu mestre Higaonna. Miyagi fez o funeral do seu Mestre, pois este não tinha familiares, e assumiu a responsabilidade do karatê no lugar dele.

Pouco tempo depois, Com apenas 28 anos de idade, decide unir esforços com o seu amigo Kenwa Mabuni, fundador do estilo Shito-Ryu, para desenvolver estudos avançados dentro do karatê e continuar a evoluir. Criam assim um grupo para a investigação e prática desta arte marcial.

Passa então a ensinar no Centro de Treino da Polícia de Okinawa, na Escola Comercial da Cidade de Naha, na Escola Normal de Okinawa e no Centro de Recreação e Saúde de Okinawa, entre outros locais.

A partir deste período Miyagi fez numerosas viagens não só para se aperfeiçoar, mas também para difundir o karatê. Retorna por diversas vezes a Fujian e também a Pequim, passando ainda pela Coréia. Paralelamente, empreende uma dezena de viagens ao centro do Japão, para assegurar a difusão do karatê e formar alunos.

Em 1921, ele foi escolhido para representar o Naha-te em uma apresentação para a visita do príncipe herdeiro Hirohito (que eventualmente viria a tornar-se Imperador), e realizou uma performance impressionante. Ele começou a visualizar o futuro das artes marciais de Okinawa.

Em 1926, aos 38 anos, fundou o "Clube de Pesquisas sobre Karatê", em companhia com os seguintes mestres: Chomo Hanashiro (Shuri-te), Kenwa Mabuni (Shito Ryu) e Motobu Choyo, dedicando seus três próximos anos em treinamentos de kihon, kata, condicionamento físico e aprimoramentos filosóficos e espirituais.

Em 1928/29, Miyagi foi convidado por Gogen Yamaguchi para ir ao Japão, onde iria promover o Goju Ryu. Lá, Miyagi passa a ensinar karatê na Universidade Imperial de Kyoto, na Universidade de Kansai e na Universidade de Ritsumeikan, em Kyoto.

Jigoro Kano, fundador do Judô, em visita a Okinawa, em 1927, conheceu o Mestre Miyagi e ficou bastante impressionado com o seu sistema de karatê. Convidou-o para realizar demonstrações em campeonatos no Japão. Miyagi aceitou e, nos anos de 1930 e 1932, realizou diversas apresentações.
Foi em um destes campeonatos que um de seus melhores alunos, Jinan Shinzato, foi questionado sobre o nome do estilo de karatê que estava demonstrando. Incapaz de responder (naquela altura os estilos estavam apenas relacionados aos locais), ele dirigiu-se ao mestre Miyagi, quem concordou que um nome deveria ser escolhido para o seu estilo único. Esta foi a razão pela qual mais tarde Sensei Miyagi pesquisou um nome para a dar à sua Arte.
Há um texto chinês chamado Bubishi, uma referência histórica muito popular entre os karatekas da época, e nele há oito poemas. O terceiro preceito diz: "O modo de inspirar e expirar é rígido e flexível". Go significa “rígido, duro” e Ju significa “flexível, suave”. Baseado no fato que o seu estilo era a combinação desses ideais, Miyagi passou a se referir à sua arte como Goju Ryu (Estilo Rígido Suave).

O Goju-ryu é o estilo de Karatê que busca o equilíbrio dos opostos, das energias antagônicas e complementares. Ele ensina como agir: se com energia ou brandura, rapidez ou suavidade. Goju-ryu caracteriza-se também por movimentos circulares.

Em 1933 este estilo foi oficialmente registrado como tal no Butoku-Kai, a Associação Japonesa de Artes Marciais. Ainda em 1933, devido aos esforços de Miyagi, o karatê foi reconhecido pela primeira vez pela Daí Nippon Butokukai como Arte do Budo japonês. No mesmo ano ele apresentou seu artigo "Um perfil do Karate-Do".

Em 1934, Miyagi torna-se membro permanente da Seção de Okinawa daquela organização.

No ano seguinte, mestre Miyagi foi indicado como diretor da filial da Butoku-Kai em Okinawa, e viajou para o Havaí, no final do mesmo ano, para lá introduzir o Karatê. Após o seu retorno para Naha, Miyagi foi premiado com uma comenda do Ministério da Educação por seu notável trabalho em serviço do campo da Educação Física.

Em Março de 1935 a Butokukai concede o grau de Kyoshi a Chojun Miyagi. Trata-se de uma graduação excepcional já que o normal seria a graduação em 3º grau (Renshi), graduação que seria obtida cerca de 3 anos mais tarde pelos fundadores das três outras grandes escolas de karatê. Ainda neste ano, de regresso a Okinawa, Miyagi decide nomear a sua escola como Goju-Ryu.

Em 1936, ele retornou para à China, desta vez em Shanghai, para aprofundar mais o seu conhecimento.

Em 1937 o Ministério da Educação Japonês concede-lhe a “Medalha de Excelência em Artes Marciais”. Ainda em 1937, passa a liderar uma associação criada pela Butokukai para inspecionar e regular o karatê em todo o território japonês.
Em 1940, Sensei Chojun Miyagi formou as duas primeiras formas oficiais de Goju-Ryu: Gekisai dai ichi e Gekisai dai ni.
Quando Okinawa foi ocupada durante a Segunda Guerra Mundial, muitas vidas se perderam, incluindo o seu filho mais velho e duas das suas filhas, bem como o seu aluno mais velho (Jin'an Shinzato). Esta foi uma época muito turbulenta na história de Okinawa e da arte do Karatê.
Miyagi foi forçado a deixar de lado seu treinamento enquanto sua terra natal era reerguida após a guerra.
Em 1946 foi nomeado Diretor da Associação de Educação Física Civil de Okinawa, recomeçando os seus treinos outra vez na Academia de Polícia e no Dojo de sua casa nomeado "Jardim". Foi lá onde treinaram Anichi Miyagi, Seiko Higa, Meitoku Yagi, Eiichi Miyazato, Seikichi Toguchi e, por um breve período, Teruo Chinen, junto com outros notáveis karatecas.
Mestre Miyagi morreu em 9 de outubro de 1953, após um ataque cardíaco. Com sua repentina morte, não deixou um sucessor oficial para dar continuidade ao seu trabalho. Alguns mestres de karatê deram continuidade à sua arte como: Seigo Higa, Eiichi Myazato, Meitoku Yagui, Seikichi Toguchi, em Okinawa; e mestres como: Gogen Yamaguchi e Seigo Tada (criador do Seigokan), em Honshu.
O Mestre Chojun Miyagi deixou-nos seu maior legado, o KARATÊ GOJU RYU.

A HISTÓRIA DO GOJU RYU SEIGOKAI DE MACAO
A Associação de Karate Do de Macau, nasceu da vontade de um jovem faixa marrom em ensinar seus amigos a nobre arte do Karate Goju Ryu Seigokai. Ele era aluno de um centro famoso de artes marciais, Oh Do Kan na ex-colônia britânica de Hong Kong, na Ásia.
O Shihan José Martins Achiam em 1966 iniciou informalmente as atividades no quintal da casa de um de seus alunos, Alberto Carlos Paes D’Assumpção ou Acaio, na Rua Central nº 2C o qual viria a ser um dos introdutores do Karate Goju Ryu Seigokai no Brasil.
Em Setembro de 1967 se transferiram para o Seminário São José, onde oficialmente foi estabelecida a Associação de Karate-Do Seigokan de Macau (A.K.S.M.).
Finalmente a A.K.S.M. funda seu próprio dojo em uma casa cedida pelo Colégio Dom Bosco, na Av. Cel Mesquita, onde sedimentam a base do Karate Seigokan.
Dentre o seleto grupo de sete alunos fundadores, três vieram ao Brasil para ensinar. O primeiro foi o professor Luís Alberto da Silva Pedruco, em Julho de 1970; o segundo, o professor Alberto Carlos Paes D’Assumpção, ou Acaio como é conhecido, em Março de 1971; e o terceiro, Américo Machado de Mendonça que chegou em 1974.
Macau Dojo pode ser considerado como o grande centro de expansão da Goju Ryu Seigokai pelo mundo, pois através dos instrutores macaenses que esta linha de karate foi introduzida no Brasil, Austrália, Estados Unidos.

A HISTÓRIA DO GOJU RYU SEIGOKAI DO BRASIL
A história do Karate Goju Ryu Seigokai do Brasil, inicia-se em Macau, quando um jovem faixa marrom de karate da academia Oh Do Kan, em Hong Kong, decide formar em 1966 um seleto grupo de para ensinar-lhes este estilo de Karate nesta colônia portuguesa.
Neste grupo formado por sete jovens karatecas, figuravam os dois principais introdutores deste estilo no Brasil, que foram o Sr. Luís Alberto Borges da Silva Pedruco e Alberto Carlos Paes D’Assumpção, mais conhecido como Acaio, que chegaram ao Brasil no início dos anos 70 e o Sr. Américo Machado de Mendonça (Puchy), em 1974.
Em Julho de 1970 chega o professor Luís Pedruco, após um breve estágio no Japão para comunicar ao grande mestre Seigo Tada a sua missão de abrir o primeiro Dojo no Brasil.
Em Novembro do mesmo ano inicia o ensino do karate Seigokan na Academia Samurai situada no bairro de Copacabana e poucos meses depois une-se a ele o professor Acaio.
Após uma breve estada de oito meses (Novembro a Julho) nesta academia, se transferiram para o Olaria Atlético Clube, onde ficaram por 1 ano (de 1972 à 1973), e em seguida para a Associação Cristã Feminina, por mais 2 anos (de 1973 à 1975).
Deve-se ressaltar a participação de outros instrutores vindos também de Macau como Puchy, Irmãos Novo e o Armando Silvestre.
Em Março de 1975, após um tremendo esforço de dedicação e investimento destes dois pioneiros, foi finalmente inaugurada a Academia Seigokan de Karate, na rua Francisco Muratóri, 59 na Lapa. Talvez o período mais fértil da Seigokan até então, pois em Junho de 1976 aconteceu a primeira visita do Mestre Seigo Tada ao Brasil, formalizando a representação do Goju Ryu Seigokai neste país.
Durante esta visita, o primeiro faixa preta da Seigokan é graduado, o Sr. Leonardo Carion.
O Brasil, a exemplo de Macau, também exportou para os Estados Unidos o instrutor Marcos Collaço que introduziu o Karate Goju Ryu Seigokai no estado da Califórnia, em 1977, oficializada como representação em Julho de 1979 na visita do instrutor Marcos Collaço ao Japão. Atualmente ele é o representante da Goju Ryu Seigokai nos Estados Unidos.
Na ocasião da primeira visita do Grande Mestre Seigo Tada, a família da Seigokan do Brasil era formada de aproximadamente 50 membros. Em sua segunda e última visita em Outubro de 1993 já éramos mais de 300 membros e 10 associações que ensinavam o Karate Goju Ryu Seigokai.
A academia na rua Francisco Muratóri, 59, encerra as suas atividades em 1978 quando vários de seus faixas pretas optaram por expandir o estilo pelo Estado do Rio de Janeiro.
Foram abertos vários dojos como no Clube Internacional de Regatas com o Prof. Acaio; na A.C.M com os irmãos Novo; na cidade de Magé com o instrutor Leonardo Carion; e o Brasil Nikkei Dojo com o instrutor Roberto Takeshi Fukuchi.
A Goju Ryu Seigokai do Brasil cresceu muito a partir da segunda visita do Mestre Seigo Tada em Outubro de 1993, onde ficou por 15 dias promovendo visitas aos dojos do Rio de Janeiro, cursos para o incremento técnico dos professores e alunos e exames de faixa.
A convite do Grande Mestre Seigo Tada, o Brasil Dojo pode mostrar o seu progresso levando uma equipe de atletas para o 50º Torneio Internacional de Karate da Japan Karate Do Seigokai, quando se comemorava o Jubileu de Ouro da J.K.S, em julho de 1995 e a representação brasileira sagrou-se campeã neste histórico evento, repetindo a façanha dois anos depois vencendo o último torneio organizado pelo saudoso Grande Mestre Seigo Tada, que veio a falecer em 17 de Setembro de 1997.
Atualmente o Goju Ryu Seigokai está difundido em várias regiões do estado (Magé, Guapimirim, Resende, Macaé, Rio das Ostras, Itaperuna, Casemiro de Abreu, Valença e a Cidade do Rio de Janeiro).
Está presente também em outros estados como, Espírito Santo, Pernambuco, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo.
O Karate Goju Ryu Seigokai continua em expansão esperando atingir em breve a sua presença em outros países da América do Sul.

Fonte: www.seigokan.com.br



MESTRE KANRYO HIGAONNA
Mestre Kanryo Higaonna nasceu em 10 de Março de 1853, na cidade de Naha, atual capital da província de Okinawa, como o quarto filho de Kanyo e Makado Higaonna.
Conhecido desde pequeno pelo apelido "Machu", já se destacava pela agilidade e velocidade nas brincadeiras em que tomava parte e já demonstrava o interesse precoce pelas artes marciais, mas de acesso extremamente restrito e muito jovem ainda, teve que esperar mais alguns anos para iniciar-se nas artes de luta. Aos 16 anos, finalmente, iniciou seus treinamentos com um desconhecido mestre chinês de Fukien que vivia em Okinawa.
Apesar de treinar com este desconhecido mestre, o jovem Higaonna destacou-se devido à sua habilidade natural, combinada com sua agilidade e velocidade e, com isso, tornou-se conhecido em Naha.
A influência deste mestre tornou-se importante, pois através dele o jovem Higaonna ouviu histórias sobre grandes mestres chineses. O desejo de aprimorar-se no Shorinji Kempo se tornava, a cada dia, a meta de sua vida.
Este crescente desejo de viajar para a China esbarrou num obstáculo poderoso, a falta de recursos financeiros, pois seus pais não podiam bancar este sonho sem comprometer o sustento dos irmãos restantes.
Anos mais tarde, finalmente, a obsessão deste jovem se concretizou. O Sr. Udon Matsumura patrocinou a viagem do futuro mestre à tão sonhada "Terra do Centro", a China.
Então, em Novembro de 1874 com 22 anos de idade, ele parte para China com destino ao Porto de Foochow, na província de Fukien.
Chegando lá, sua primeira providência foi procurar o Mestre Ryu Ryuko, mas a sua aceitação como discípulo não foi imediata. Como era costume na época, poucos eram os agraciados com tal honra e, mesmo assim, teriam que submeter-se a um longo e cansativo processo para que o mestre permitisse sua presença nas aulas.
Durante um longo tempo, executou tarefas domésticas como jardinagem e limpeza da casa, entre outros. Eram serviços aparentemente humilhantes, mas que demonstravam a real vontade do postulante a aluno.
O jovem Higaonna finalmente foi aceito, iniciando uma rotina rigorosa de treinamentos. Além disso, auxiliava o mestre na sua outra atividade, a confecção de artefatos de bambu.
Durante este período, aprendeu os katas que tornaram-se a base do Karate Goju Ryu. São eles: Sanchin (revisado pelo Sensei Miyagi), Saifa, Seienchin, Sanseiru, Seisan, Shisoochin, Seipai, Kururunfa e Suparinpei.
Após 15 anos de rigorosos treinamentos, o Mestre Higaonna retornou à Okinawa e seu primeiro ato foi agradecer ao Sr. Matsumura o patrocínio de sua viagem. Este, impressionado com o jovem sonhador que conhecera, transformado agora em um mestre com semblante vigoroso, porém mantendo a mesma humildade e caráter de anos atrás, convidou-o a ensinar Karate a seus filhos.
Sua fama rapidamente espalhou-se pela ilha, chegando ao conhecimento do Rei de Okinawa, que convidou-o para ensinar Karate aos membros da família real e à toda nobreza. Apesar da fama alcançada, o Mestre Higaonna não mudou seu modo de ser, mantendo sempre a postura humilde, não alardeando sua capacidade física e sua técnica.
O Mestre Higaonna inaugurou seu primeiro Dojo em Nishimachi, ensinando o Naha Te de graça, pelo simples prazer de passar a sua arte. Em 1905, começou a dar aulas em uma escola pública, sempre enfatizando que a essência do Karate se baseia no equilíbrio do corpo com o espírito.
Vários adjetivos foram atribuídos a ele, entre os quais podemos destacar "Pontapé Poderoso" e "Punhos Sagrados".
Formou vários alunos dos quais se destacaram:
Juhatsu Kyoda - Criador do Tonn Ryu
Mabuni Kenwa - Criador do Shito Ryu
Chojun Miyagi - Criador do Goju Ryu, seu principal discípulo, que o acompanhou até o momento de sua morte, em outubro de 1916.

MESTRE MIYAGI CHOJUN

O Mestre Miyagi Chojun, nasceu em 25 de abril de 1888, na cidade de Naha, Okinawa, em uma família de mercadores que possuíam dois navios mercantes e importavam produtos medicinais da China.
Iniciou-se no karate aos 11 anos de idade, levado pela mãe ao Mestre Arakaki Ryuko, a fim de prepará-lo para os dias agitados no período da Restauração Meiji e da Guerra Sino Japonesa. A mãe do jovem Miyagi acreditava que seus filhos deveriam ser preparados tanto na parte física, como na mental.
Após três anos junto ao Mestre Arakaki, trabalhando muito com o makiwara, musculação e karate, este apresenta-o ao Mestre Higaonna, já famoso em Okinawa.
Apesar de muitos candidatarem-se a discípulo, não era simples o processo de seleção, pois Mestre Higaonna era muito exigente, assim como fora seu mestre na China. A escolha era realizada analisando o espírito, força de vontade, humildade e a vontade de aprender Karate.
Apesar de ter tido a honra de ser escolhido como discípulo, o jovem Miyagi teve que provar que era digno de ser aceito, passando a executar as mesmas tarefas domésticas que seu mestre e o fez com entusiasmo, eficiência e dedicação.
Até então o jovem praticante não tinha consciência do que esta arte mudaria a sua vida e apesar de se esforçar e amar o karate profundamente, jamais imaginou a dimensão que o Goju Ryu alcançaria no mundo todo.
O jovem Miyagi, não se contentou em apenas praticar o exaustivo treino sob a tutela do Mestre Higaonna à noite. Durante o dia corria quilômetros, fazia musculação na praia e tal era o esforço despendido que não conseguia alcançar o seu quarto, dormindo no hall de entrada de sua casa.
Miyagi ficou famoso e foi convidado por um professor de Judo a lecionar karate na Universidade de Ritsumeikan em Kyoto, primeiramente em 1935 e depois em 1941, onde formou vários alunos que tiveram participação importante no crescimento do Karate Goju Ryu, tais como os mestres Tomoharu Kizaki, Kuranosuke Kimura, Soo Nei Chu, Seigo Tada, Shozo Ujita, Kenzo Uchiage, Kyo Mori, Hamaguchi, entre outros.
Neste período realizou várias demonstrações como no Daí Nippon Butokukai, no Saineikan Budo Castle, em 1932, local em que o Mestre Seigo Tada lecionou 15 anos depois.
O Mestre Miyagi era o legítimo sucessor do Mestre Higaonna e o acompanhou até o seu leito de morte
Mestre Miyagi morreu em 9 de outubro de 1953 após um infarto cardíaco. Com sua morte repentina, não deixou um sucessor oficial para dar continuidade ao seu trabalho. Alguns mestres de karate deram continuidade à sua arte como, Seiko Higa, Eiichi Myazato, Meitoku Yagui, Seikichi Toguchi, Jin’an Shinzato, em Okinawa, e mestres como Gogen Yamaguchi e o nosso saudoso Mestre Seigo Tada, em Honshu.
O Mestre Miyagi Chojun deixou-nos seu maior legado, o KARATE GOJU RYU.

MESTRE SEIGO TADA

O Mestre Seigo Tada, nasceu em 18 de fevereiro de 1922, como filho primogênito da família Tada em Kyoto, Japão, cidade onde foi introduzido formalmente o Karate Goju Ryu na ilha principal Honshu. O Japão é formado por quatro ilhas principais: ao norte Hokkaido, Honshu a maior, a oeste Shikoku e ao sul Kyushu. Okinawa é uma pequena ilha ao sul de Kyushu.
Seu primeiro contacto com as Artes Marciais aconteceu quando ainda jovem, em 1937, com 15 anos de idade, mudou-se junto com a família para a cidade de Shanghai, na China. Lá conheceu um Mestre de Kempo, chamado Ching Lou, e aprendeu esta Arte Marcial chinesa.
Em março de 1939, já de volta a Kyoto, iniciou o aprendizado do karate na Universidade Ritsumeikan, onde cursava o 2º grau.
Em 1941 iniciou na própria universidade o curso de Ciências Econômicas. Lá existia um clube de Karate supervisionado pelo famoso Mestre Miyagi Chojun, responsável e introdutor do Karate Goju Ryu. Em pouco tempo tornou-se o técnico de Karate desta universidade.
Em 1943, convocado para a 2ª Grande Guerra, foi destacado para o batalhão "Tokotai" que tinha a mesma função do esquadrão "Kamikaze" (Ventos Divinos), famoso por suas táticas suicidas, mas felizmente, para nós karatecas, a guerra acabou sem que o nosso Mestre tenha sido designado para a derradeira missão.
Logo após a guerra, sentindo que alguma coisa deveria ser feita para elevar a moral do tão abatido povo japonês, iniciou em Kyoto um trabalho baseado no ensino de Karate Goju Ryu, buscando elevar a auto estima e a confiança de seus praticantes.
Em agosto de 1945 retornou ao Japão vindo da Coréia e em setembro do mesmo ano abriu o "Torimaru Dojo", a 1ª academia já utilizando o nome Seigokan. Neste mesmo ano, graduou-se na Universidade de Ritsumeikan e empregou-se como funcionário público.
Em 1947, convidado a dar aulas no Saineikan Budo Castle, famoso centro de Artes Marciais na cidade de Kyoto, resolveu largar o emprego e se dedicar de corpo e alma ao ensino do Karate Goju Ryu Seigokai.
Devido ao grande sucesso das aulas de Karate, o Mestre Seigo Tada fundou então a All Japan Seigokan Karate Do Association neste mesmo ano.
Em 1951, abriu o Toofukuji Dojo, de onde saíram grandes karatekas da Seigokan.
Uma passagem interessante na vida do Mestre Seigo Tada foi a visão que teve em relação ao Karate, antes de se juntar às tropas japonesas. Prevendo uma profunda crise econômica após a guerra, o jovem mestre estocou uma quantidade de kimonos e escondeu-os em sua casa. Dificuldades de toda ordem assolavam o país com o fim da guerra, porém o jovem Mestre Seigo Tada, com a venda de kimonos e a receita das aulas, conseguiu manter-se naqueles dias difíceis.
Uma outra passagem interessante na vida do Mestre Seigo Tada foi que quando jovem ele fez um teste para ator no cinema japonês e foi aprovado, mas no momento que se deu conta da realidade da vida artística desistiu para a sorte do karate Seigokan, isto aconteceu em uma época que o famoso ator Toshiro Mifune estava iniciando também no cinema.
Com a fama de um grande lutador, a Seigokan rapidamente cresceu, abrindo filiais em outras cidades e províncias e o primeiro sinal de expansão foi a abertura de uma academia na província de Shiga, na cidade de Ootsu (1952). Seguindo esta rota de expansão, a Seigokan logo se espalhou por todo o Japão, do norte na ilha de Hokkaido, até ao sul na ilha de Kyushu.
Apesar do Karate nesta época utilizar poucas técnicas de perna, o jovem Mestre Seigo Tada impôs-se utilizando uma boa variedade de pontapés que, conforme dito por ele mesmo, eram as suas técnicas preferidas. Isto deveu-se à influência do Kung Fu chinês aprendido na adolescência.
No dia 9 de março de 1954, o Mestre Seigo Tada casou-se com a jovem Okamoto Mitiko, médica e residente na cidade de Himeji, na província de Hyogo, e para lá transfere a sede da Goju Ryu Seigokai.
Sua arte a partir de 1966, começou a ganhar o mundo. Oh Do Kan, um famoso centro de Artes Marciais de Hong Kong, convidou um instrutor de Karate Goju Ryu Seigokai. Para lá foi enviado o instrutor Yukiaki Yoki e depois Shoji Yuki, entre outros instrutores da Seigokan, ambos da faculdade de línguas estrangeiras de Kyoto, que introduziram o Karate Seigokan na ex-colônia britânica.
Este acontecimento foi de extrema importância para nós brasileiros, pois nesta academia treinava um karateca de nome José Martins Achiam, nascido em Macao, colônia portuguesa próxima a Hong Kong.
Antes da introdução oficial da Seigokan em Hong Kong, em 1965, um executivo japonês e instrutor de Goju Ryu, ensinou a técnica a um grupo de jovens chineses, mas devido a problemas de saúde, retornou ao Japão deixando a semente do karate neste grupo. Participava deste grupo o jovem José Martins Achiam. Em 1966, após graduar-se Faixa Marrom, já sob a instrução de professores da Seigokan, iniciou informalmente o ensino do Goju Ryu Seigokan em Macao a um grupo de amigos. Nesta turma inicial, treinavam os instrutores que fundaram a Goju Ryu Seigokai no Brasil, Luís Pedruco, Acaio e Puchy.
O Mestre Seigo Tada iniciou na década de 60, um trabalho visando a introdução do Karate como esporte olímpico, a exemplo do Judo em 1964. Teve funções de extrema importância atuando não só como dirigente, mas também como árbitro, delegado e inspetor nos primeiros campeonatos japoneses e mundiais.
Em sua trajetória de vida, o Karate Seigokan expandiu-se para a Ásia, Europa, Oceania, América do Norte e América do Sul.
Em 2 de Fevereiro de 1971, foi inaugurada a sede da Seigokan na cidade de Himeji, em instalações privilegiadas.
Em 1995 na festa do Jubileu de Ouro da Seigokan, quando o Brasil participou pela 1º vez com uma equipe (antes os atletas brasileiros participaram individualmente), conseguimos um feito inédito. A equipe sagrou-se campeã na festa do 50º Aniversário de fundação da Seigokan. Dois anos após repetimos este feito no último torneio em que o Mestre esteve presente, ocorrido em 26 e 27 de julho de 1997.
Em 18 de Outubro de 1997 infelizmente morreu, aos 76 anos de idade, o Mestre Seigo Tada devido a um enfarte do coração, fato que nos espantou muito devido ao excelente estado de saúde apresentado por ele meses antes, no período do 72º Torneio Mundial de Karate da Seigokan, comemorativo do 52º aniversário de fundação da All Japan Seigokan Karate-Do Association.

Entre os feitos do Grande Mestre Seigo Tada, destacam-se:
• Um dos grandes incentivadores do karate olímpico;
• Um dos mestres que ajudaram a organizar a Federação Japonesa de Karate, que serviu de embrião para a formação W.U.KO, atual W.K.F. (Federação Mundial de Karate);
• Membro do Conselho Central de Liderança da Federação Japonesa de Karate;
• Secretário Geral da Federação de Karate para as regiões de Kansai e Kinki e Vice Presidente da Federação de Karate da Província de Hyogo;
• Árbitro Chefe do 1o e do 3o Campeonato Japonês (1970 e 1972).
• Delegado da Federação Japonesa no Campeonato Mundial de Karate realizado em 1972, na cidade de Paris, França;
• Líder de centenas de Dojos de Karate Seigokan no Japão, escolas, universidades e empresas como Hitachi, Coca Cola, Panasonic, etc, espalhadas desde o norte, na província de Hokkaido, ao Sul, na ilha de Kyushu.
• Diretor da sede japonesa da W.U.K.O., atual W.K.F.;
• Mestre supervisor das filiais internacionais de países como: Brasil, Estados Unidos, Canadá, Portugal, Alemanha, Finlândia, Itália, Hong Kong, Macau, Singapura, etc.
O Mestre Seigo Tada foi realmente uma personalidade ímpar dentro do Karate, um líder nato, generoso e sempre à disposição de qualquer aluno, independente da graduação, idade ou sexo. Realmente alguém que dificilmente terá o seu lugar preenchido à altura.
O ideal do Mestre Seigo Tada era de que todos os membros da Seigokan se tornassem uma única família.
O grande legado que o Grande Mestre Seigo Tada nos deixou foi esta organização, a Japan Karate Do Seigokai que é considerada, conforme fontes pesquisadas na Internet, como a maior organização de Karate Goju Ryu estabelecida no Japão.
Atualmente é presidida pela sua esposa, a dra. Okamoto Mitiko, ou como está sendo conhecida após a morte do esposo, Seigo Tada II.

1 comentários:

Anônimo disse...

quem criou os lemas do karate e pq criou ?

Postar um comentário

tigre

tigre