Dojo Kun

Dojo Kun Dojo Kun (Os cinco princípios éticos do Karate) HITOTSU JINKAKU KANSEI NI TSUTOMURU KOTO - Esforçar-se para formação do caráter saudável HITOTSU MAKOTO NO MICHI O MAMORU KOTO - Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão HITOTSU DORYOKU NO SEISHIN O YASHINAU KOTO - Criar o intuito de esforço HITOTSU REIGI O OMONZURU KOTO - Respeito acima de tudo HITOTSU KEKKI NO YU O IMASHIMURU KOTO - Conter o espírito da agressão indestrutiva ! ! !

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Historia do KARATE SHOTOKAN-DO

Historia do KARATE SHOTOKAN-DO




A história do karate pode ser traçada desde há uns 1400 anos, até Daruma, fundador do budismo de Zen na India ocidental. Daruma é tido com introdutor do budismo na China, incorporando métodos de ensino físicos e espirituais tão exaustivos que muitos de seus discípulos se deixavam cair na exaustão. A fim de dar-lhes uma força e uma resistência maiores, desenvolveu um sistema mais progressivo de treino, que compilasse num livro: Ekkin-Kyo, que pode ser considerado o primeiro livro de sempre de karate.

O treino físico, fortemente imbuído dos princípios filosóficos de Daruma, foi ensinado no Templo de Shaolin em 500D.C.. Shaolin (Shorin) Kung-Fu, da China do norte, caracterizado por movimentos muito coloridos, rápidos, e dinâmicos; a escola de Shokei da China do sul foi conhecida para umas técnicas mais poderosas e mais soberbas. Estes dois tipos de estilo encontraram o seu caminho para Okinawa, e tiveram sua influência no método de combate original de Okinawa, chamado Okinawa-te-te (mão de Okinawan) ou simplesmente te. Uma proibição das armas em Okinawa por dois longos períodos na sua história é também em parte responsável para o elevado grau de desenvolvimento de técnicas de combate desarmado na Ilha.

Em resumo, o karate de Okinawa tornou-se da síntese de duas técnicas de combate. Primeiro, usado pelos habitantes de Okinawa, era muito simples mas terrivelmente eficaz e, sobretudo, muito perto da realidade pois fora usado durante muitos séculos no combate real. Segundo, muito mais elaborado e impregnado com os ensinos filosóficos, era um produto da cultura antiga da China. Estas duas origens explicam o carácter duplo do karate: extremamente violento e eficiente mas ao mesmo tempo de uma disciplina e de uma filosofia estrita e austera com uma ênfase não violenta.

A influência do Mestre Funakoshi
Mestre Gichin Funakoshi foi o primeiro perito a introduzir karate-do no Japão, em 1916. Um dos poucos a ter sido iniciado em todos os métodos principais do karate de Okinawa, o Mestre Funakoshi ensinou uma síntese dos estilos de Okinawa, como uma disciplina total. Este método tornou-se sabido como Shotokan (literalmente "casa de Shoto,"). Por causa da enorme popularidade do estilo no Japão e, mais tarde, em torno do mundo, Funakoshi é extensamente considerado o “pai” do Karate-Do moderno.

0 comentários:

Postar um comentário

tigre

tigre