Dojo Kun

Dojo Kun Dojo Kun (Os cinco princípios éticos do Karate) HITOTSU JINKAKU KANSEI NI TSUTOMURU KOTO - Esforçar-se para formação do caráter saudável HITOTSU MAKOTO NO MICHI O MAMORU KOTO - Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão HITOTSU DORYOKU NO SEISHIN O YASHINAU KOTO - Criar o intuito de esforço HITOTSU REIGI O OMONZURU KOTO - Respeito acima de tudo HITOTSU KEKKI NO YU O IMASHIMURU KOTO - Conter o espírito da agressão indestrutiva ! ! !

domingo, 25 de janeiro de 2009

História do goju-Ryu

História do goju-Ryu
O mestre Kanryo Higashionna nasceu em Naha em 1851. Aos 10 anos colaborava com os ofícios de família, que consistia no transporte e distribuição de lenha nas illhas de Ryukyu. É dito que Higashionna tinha um porte físico pequeno, mesmo para sua idade, porém era bastante rápido nos movimentos. Entre 11 e 12 anos teve seu pirmeiro contato com artes marciais e iniciou os treinos com um mestre de lutas chinesas. Acredita-se que com a morte de seu pai durante uma luta em 1865, tenha exaltadao seu interesse acerca dos treinos, e de 1874 até os próximos 15 anos seguintes ele viajou para a China para se aperfeiçoar.

Mestre Higashionna retornou a Okinawa em 1889, a partir de então passou a desenvolver seu próprio estilo de arte marcial com muita calma e dedicação, tanto que por um longo período de tempo ele não aceitou alunos, queria ter algo completo para passar adiante. Tanto que em anos nem mesmo ele chegou a nomear ou sistematizar o próprio estilo, eventualmente ficou conhecido apenas como To-de (mãos chinesas) para distiguí-lo da arte marcial nativa de Okinawa. Posteriormente o estilo veio a adotar o nome de Naha-Te para distinguí-lo de Shuri-Te e Tomari-te (Nota: os primeiros nomes, Naha, Shuri e Tomari, referem-se às cidades onde as artes foram criadas. Por isso Naha-Te serial algo como "mãos de Naha" e assim por diante). Apenas a partir da época de Naha-Te que Higashionna passou a admitir alunos.

Chojun Miyagi nasceu no distrito de Higashi-Machi, em Naha em 25 de abril de 1888, o segundo filho de uma família aristocrata dedicada ao comércio de importação e exportação. Seu pai era dono de 2 embarcações que eram usadas pela família para fazer constantes viagens à China.

Miyagi iniciou seus estudos em Shuri-te com 11 anos no dojo de Ryuko Aragaki (1875-1961), mas foi apenas aos 14 anos, mais especificamente em 1902 que ele se tornou aluno de Kanryo Higashionna (1851-1915) de Naha-te, e sob a tutela deste novo mestre é que Miyagi iniciou um árduo e longo período de treino. Graças ao seu talento natural e grande determinação ele conseguiu prosseguir com os treinos, embora muitas vezes passasse por grandes dificuldades e provações.

Alistou-se no exército por dois anos a partir de 1910, onde chegou a ter contato com outras Artes, e foi dessa época em diante que ele começou a se destacar entre os demais alunos de Higashionna, tornando-se um "uchi deshi" (algo como discípulo especial, discípulo de honra), estudando com ele até a sua morte em 1915.

Chojun Miyagi tornou-se aluno de Higashionna aos 14 anos, e seguindo as instruções do próprio mestre também viajou para a China entre 1904 e 1908 para aperfeiçoamento técnico. Ao voltar à Okinawa Miyagi começou a se destacar entre os demais alunos de Higashionna, tornando-se um "uchi deshi" (algo como discípulo especial, discípulo de honra), estudando com ele até a sua morte em 1915, e após mais algum tempo de treino Miyagi começou a ensinar karate, mas diferente do mestre Higashionna, mestre Miyagi introduziu diferentes elementos no treino físico básico incorporando aspectos de calistenia nos tradicionais métodos de ensino do karate, fato que atraiu muitos jovens à arte e logo passou a ganhar notoriedade em Okinawa. E foi o próprio que batizou seu estilo em 1930.




Gōjū-ryū enfatiza a combinação de técnicas duras e flexíveis, sendo Go = Duro/Força; Ju = Flexível/Suave; Ryu = Escola/Estilo. Ambos os princípios vêm do Bubishi (wu bei ji, em chinês), contendo também os princípios do Yin-Yiang, usado pelos mestres de Okinawa durante os séculos XIX e XX, por isso estilo tem forte influência de lutas chinesas e combinando ataques duros e fortes de socos e chutes com a flexibilidade de defesas e bloqueios circulares, bem como algumas técnicas de arremesso, projeções e chaves. Enfatiza-se também técnicas corretas de respiração, que são a base para qualquer movimento de defesa, ataque ou nos exercícios, e métodos que incluem desenvolvimento de força, resistência, calejamento e condicionamento físico.

Chojun Miyagi dedicou toda sua vida ao karate vivendo de acordo com os princípios das artes marciais. O mestre morreu vítima de um ataque cardíaco aos 65 anos (1953).

0 comentários:

Postar um comentário

tigre

tigre