Dojo Kun

Dojo Kun Dojo Kun (Os cinco princípios éticos do Karate) HITOTSU JINKAKU KANSEI NI TSUTOMURU KOTO - Esforçar-se para formação do caráter saudável HITOTSU MAKOTO NO MICHI O MAMORU KOTO - Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão HITOTSU DORYOKU NO SEISHIN O YASHINAU KOTO - Criar o intuito de esforço HITOTSU REIGI O OMONZURU KOTO - Respeito acima de tudo HITOTSU KEKKI NO YU O IMASHIMURU KOTO - Conter o espírito da agressão indestrutiva ! ! !

domingo, 25 de janeiro de 2009

karate

Mais precisamente, o Karatê Shotokan é uma arte que nasceu na Ilha de Okinawa, com influencia de técnicas chinesas.
Em uma época que os Samurais foram proibidos de utilizar armas, sob duras penas. Para que a monarquia pudesse tomar posses sem resistência. Criou-se então o Okinawa-te, o shotokan primitivo, que mais tarde foi chamado de Karatê-do (Caminho das mãos vazias), fazendo com que o membros fossem utilizados como únicas armas de defesa contra invasores.
Gishin Funakoshi introduziu este estilo, mesmo com a premissa que Karatê é o mesmo sempre, como filosofia de vida.
Algumas histórias contam que Funakoshi e Joguro Kano (Pai do Judô), teria criado o instituto Shotokan para ensinar as artes aos moradores da região. Daí o nome.
Mas existem várias idéias, que aumentam um pouco os ponto, mas basicamente são a mesma história.
Funakoshi treinou com alguns dos grandes mestres de Okinawa, mas na época que o karate nem tinha esse nome. Goju ryu e Shorin ryu não existiam ainda na época que Funakoshi aprendeu karate.

O nome Shotokan veio do nome dado por seus alunos ao seu primeiro dojo. Shoto era o pseudônimo que ele usava para assinar os poemas que escrevia. Kan significa escola.

Shotokan, "Escola de Shoto".

Funakoshi foi o primeiro a levar o karate de Okinawa para o Japão. Suas demonstrações impressionaram tanto que Jigoro Kano enviou alguns de seus alunos para treinarem como ele.

No início, o nome "kara" era escrito com um caractere que significa "chinês", então karate era lido como "mão chinesa", dada a sua origem. Atribui-se a Funakoshi a substituição do kanji "kara", que significa "chinês" para o kanji "kara" que significa vazio. E isso teria colaborado significativamente para a acentação do karate como parte do novo budo japonês.

Com o sucesso de Funakoshi, outros mestres de Okinawa migraram para o Japão, fundando suas próprias escolas e estilos.
Shotokan é uma escola de karatê criada por Gichin Funakoshi.. Inicialmente o Mestre Funakoshi não acreditava em criação de estilos e sim que todo karatê deveria ser um só, mesmo com as diferenças naturais de ensino que variam de professor para professor. Shoto era como Funakoshi assinava seus poemas, significa pinheiros ondulando ao vento e kan significa edificação ou salão.

Os alunos de Funakoshi construíram um dojo (lugar do Caminho) no Japão, em sua homenagem e o chamaram de Shotokan (Edifício de Shoto). Acredita-se que a origem do nome do estilo seja essa. O Shotokan foi destruído durante um bombardeio na II Guerra Mundial.

0 comentários:

Postar um comentário

tigre

tigre