Dojo Kun

Dojo Kun Dojo Kun (Os cinco princípios éticos do Karate) HITOTSU JINKAKU KANSEI NI TSUTOMURU KOTO - Esforçar-se para formação do caráter saudável HITOTSU MAKOTO NO MICHI O MAMORU KOTO - Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão HITOTSU DORYOKU NO SEISHIN O YASHINAU KOTO - Criar o intuito de esforço HITOTSU REIGI O OMONZURU KOTO - Respeito acima de tudo HITOTSU KEKKI NO YU O IMASHIMURU KOTO - Conter o espírito da agressão indestrutiva ! ! !

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

sobre as faixas do karate shotokan

A FAIXA BRANCA (Shiro Obi) – Sem graduação (Mu Kyu):
Essa é a cor do desprendimento.
O branco reflete todas as cores. A própria cor dessa faixa indica que o seu portador ainda possui a ingenuidade e deve procurar manter a mente limpa. Entretanto, ele tem em potencial, todas as cores das demais faixas posteriores e assim como o fogo está na pedra, cabe a ele, faze-lo brotar através da fricção do treino árduo.
A busca nesse grau é pela purificação e transformação, diante do infinito conhecimento que tem diante de si.Essa faixa nos diz que o iniciante deve buscar a humildade e a imaginação criativa, através da limpeza e da claridade dos pensamentos. É a cor síntese do arco-íris e a mais associada ao sagrado, pois simboliza paz, pureza, perfeição e especialmente o absoluto.
Ela nos diz que devemos buscar a pureza, sinceridade e a verdade; repelindo os pensamentos negativos, procurando elevá-los, para que encontremos o equilíbrio interior, segurança e desenvolvamos o instinto e a memória.
O branco simboliza uma espécie de coringa, para todos os propósitos, é o substituto para qualquer cor, assim como uma tela em branco esperando para ser pintada.

A FAIXA AMARELA (Kiiro Obi) – 6º Kyu (Rokku Kyu):
Assim como um sol que desponta todos os dias, ela significa que é um iniciante ou um recém nascido no Karatê, que com o tempo irá crescendo e fortalecendo-se, até chegar à maturidade que corresponde à faixa preta.
Assim como o sol nascente o conhecimento começa a aflorar para o iniciante. Agora ele pode vislumbrar um pouco da iluminação da descoberta e da realidade do que é o Karatê. Entretanto, assim como o amarelo é uma cor primária, isto é, não pode ser formado pela mistura de outras cores, ele também deve manter-se puro dentro da escola de Karatê que escolheu ainda evitando misturar outras coisas aos conhecimentos que está recebendo para não se confundir dentro da senda do verdadeiro karatê.
Assim como essa cor, essa graduação lhe traz a alegria, a vida, o calor, a força, a glória, o poder mental e representa o descobrimento. Ela lhe desperta novas esperanças no caminho, dando-lhe vivacidade, alegria, desprendimento e leveza. Agora ele deve procurar desinibir-se para desenvolver seu brilho, mas também diminuir a ansiedade e as preocupações, construindo sua confiança, energia e inteligência na solução dos problemas que surgirão.
A cor dessa graduação mostra que o praticante deve reter conhecimentos e desenvolver a luz da sabedoria e da criatividade, e assim como o sol, ela deve trazer a luz para as situações difíceis.
O Amarelo simboliza: criatividade, as idéias, o conhecimento, alegria, juventude e nobreza. Apesar do amarelo estar relacionado ao elemento terra, também é uma cor Yang e representa o descobrimento e a abertura para o conhecimento do Karatê.

A FAIXA VERMELHA (Aka Obi) – 5º Kyu (Go Kyu):
A cor vermelha sugere motivação, atividade e vontade. Ela atrai vida nova e pontos de partida inéditos.
Essa é a cor do fogo, da paixão do entusiasmo e dos impulsos é a cor mais quente, ativa e estimulante. Ainda é uma cor primária que não pode ser formada pela mistura de outras cores, mostrando assim, que o praticante ainda deverá manter-se puro e fiel ao estilo de Karatê que elegeu.
Essa faixa, pela sua vibração, dá mais energia física, mostrando que agora, mais do que nunca é necessária força de vontade para não desistir da conquista dos seus ideais. Persistência, força física, estímulo e poder são seus traços típicos.
Embora o vermelho represente agressividade, perigo, fogo, sangue, paixão, destruição, raiva, guerra, combate e conquista, também simboliza aquilo que deve ser contido pelo seu portador. Esta cor faz com que você se sinta mais vigoroso, expansivo e pronto para avançar adiante em algum sentido evidente. Ela tende a atrair o olhar das pessoas e chamar a atenção. Se você usar vermelho, isso pode indicar que tem ardor e paixão, ferocidade e força. As pessoas que gostam de ação e drama apreciam essa cor. É uma cor de uma energia muito forte e o praticante deve ter o cuidado e a persistência para não se deixar ser vencido por ela e desistir do caminho.Sendo a cor do sangue, o vermelho também está relacionado à vida e à força de uma energia vital máxima. Esta é uma cor Yang.

A FAIXA LARANJA (Daidaiiro obi) – 4º Kyu (Yon Kyu):
Esta é uma cor que é a mistura do vermelho com o amarelo, representado que o conhecimento dos graus anteriores deve estar contido nesta graduação e trazendo as qualidades dessas duas cores. Nos diz que devemos procurar o sucesso no treino diário, agilidade, adaptabilidade, estimulação, atração e plenitude.
Essa cor também simboliza aquilo que o praticante deve buscar: o encorajamento, estimulação, robustez, atração, gentileza, cordialidade e tolerância.
Esta é a cor da comunicação, do calor afetivo, do equilíbrio, da segurança e da confiança. Quem chega nessa faixa deve acreditar que agora tudo é possível, pois essa cor estimula o otimismo, generosidade, entusiasmo e o encorajamento.
A cor laranja mostra ao praticante que ele deve fortalecer as energias e a sua vontade de vencer.A cor laranja está situada entre o elemento fogo e o elemento terra, portanto, carrega um pouco das características dos dois elementos. Também é uma cor Yang.

A FAIXA VERDE (Midori Obi) – 3º Kyu (Sankyu):
O verde é uma cor que representa Esperança e a Fé. É a cor mais harmoniosa e calmante de todas. Ela simboliza harmonia e equilíbrio.
Essa cor, que nos chega depois das cores quentes iniciais, nos dá a impressão de que chegamos a um oásis, depois de atravessar um árduo deserto, mas devemos saber que ainda há mais deserto a vencer.
Ela também representa as energias da natureza, esperança, perseverança, segurança e satisfação; fertilidade. O portador deve procurar desenvolver a sua sensibilidade para se comunicar com a natureza interna e externa a si mesmo.
Significa também a harmonia em que devemos estar com ela, junto com o ar, a água e o fogo, elementos da vida que proporcionam bem-estar ao ser humano.
Essa cor simboliza uma vida nova, a energia, a fertilidade, o crescimento e a saúde. Por outro lado, quando em mau aspecto, mostra um orgulho excessivo, superioridade e arrogância.
O verde é ligado ao elemento madeira e a primavera.
Representa o crescimento, desenvolvimento, natureza e saúde. Também significa a etapa da juventude, estando relacionado a este estado emocional, mostrando, assim, que os conhecimentos ainda não se encontram bem claros ou maduros para os praticantes; ainda lhes falta amadurecer mais e delineá-los melhor.

A FAIXA ROXA OU VIOLETA(Murasaki Obi) – 2º Kyu (Nikyu):
O roxo é uma mistura das cores azul e vermelho.Essa é a cor usada pelos sacerdotes católicos para refletir santidade e humildade.
Ela gera sentimentos como respeito próprio, dignidade e auto-estima.
Esta é uma cor metafísica. É também a cor da alquimia, das transformações e da magia. Ela é vista como a cor da energia cósmica e da inspiração espiritual.
A cor violeta é excelente para purificação e cura dos níveis físico, emocional e mental.
Simboliza: dignidade, devoção, piedade, sinceridade, espiritualidade, purificação e transformação. Quando em mau aspecto determina manias e fanatismo.
Representa o mistério, expressa sensação de individualidade, influenciando emoções e humores, mas também simboliza a dignidade, a inspiração e justiça. Gera tensão, poder, tristeza, piedade, sentimentalidade.
Tendo isso tudo em mente, a cor desta graduação nos indica que devemos encontrar novos caminhos e a elevar nossa intuição espiritual.

A FAIXA MARROM (Chairo Obi)– 1º Kyu (Ichi Kyu):
É a cor da solidificação. Representa a constância, a disciplina, a uniformidade adquirida e a observação das regras mantidas até aqui.Representa a conexão do praticante com o patrono do estilo que lhe foi passado, representado por seus mestres.
Para criar essa cor, você precisa misturar o vermelho com o preto e, portanto, ela tem alguns dos seus atributos. Também representa a autocrítica e a dependência dos mestres para chegar até aqui. Significa que se está completando o processo de amadurecimento, tanto nos conhecimentos técnicos quanto no aspecto mental.
Essa faixa, pela sua cor, emana a impressão de algo maciço denso, compacto.
Sugere segurança e isolamento. Representa também uma poluição que deve sempre ser limpa, através da prática fiel aos princípios do Budô.
Uma pessoa que gosta de vestir-se com marrom por certo é extremamente dedicada e comprometida com seu trabalho, sua família e seus amigos.
A cor marrom gera organização e constância, especialmente nas responsabilidades do cotidiano. As pessoas que gostam de usar essa cor são capazes de ir "à raiz das coisas" e lidar com questões complicadas de forma simples e direta. São pessoas "sensatas".

A FAIXA PRETA (Kuro Obi) – 1º Dan (Sho Dan):
É a junção de todas as cores. Enfim o corpo e a mente chegaram ao final de uma jornada e ao início de outra mais elevada.A faixa na cor preta, representa humildade, autocontrole, maturidade, serenidade, disciplina responsabilidade, dignidade e conhecimento. É a cor do poder, induz a sensação de elegância e sobriedade. Onde o que está fora não entra e o que está dentro não sai.
Observe-se que na maioria das sociedades ocidentais, o preto quase sempre é a cor da morte, do luto e da penitência, mostrando assim, o estado mental, para o mundo, de quem atingiu essa graduação.
Em geral, essa cor é usada por pessoas que rejeitam as regras convencionais ou são regidos por outras normas sociais, como é o caso dos padres ou dos guerreiros que seguem ao Budô.
Essa cor também nos dá uma noção de tradição e responsabilidade.É a ausência de vibração da “não cor” que dá a sensação de proteção ou afastamento.
Por outro lado, absorve, transmuta e devolve as energias negativas, transformadas em positivas.
A meditação nessa cor permite a introspecção, favorece a auto-análise e permite um aprofundamento do indivíduo no seu processo existencial.
Remove obstáculos, vícios e emoções não desejadas. O excesso traz melancolia, depressão, tristeza, confusão, perdas e medo. A cor preta relaciona-se ao elemento água que adapta-se a todas as formas e contorna todos obstáculos é o símbolo do máximo Yin.

22 comentários:

DARLYNSON LIRA disse...

Sou praticante de brazilian jiu jitsu, e jah dou aulas ha mais de 15 anos, faixa preta 3o. DAN, formado pelo Mestre Darcio Lira 9o. Dan. Hoje coordeno a sede americana da Escola Darcio Lira de Jiu Jitsu Tradicional na cidade de Pleasanton na California. Antes de iniciar meu caminho no Jiu Jitsu, fui pra ticante de Karate Shotokan e graduei-me faixa preta em 1993. Li todo o texto acima apresentado e me foi de muito gratificante e esclarecedor em muitos pontos...realmente muito bem elaborado...e tudo muito similar com o Jiu Jitsu. Obrigado. OSS! Darlynson Lira Sensei. DARCIO LIRA USA TEAM.

Rhenatu disse...

agradeço pelo seu comentario!
OSS

Anônimo disse...

ola rhenatu, estou fazendo uma pesquisa sobre as diferenças de estilo de karate, vi seu texto e gostei mt, gostaria de poder cita-lo em minha pesquisa, só que para isso preciso do seu nome.
se não for incomoda-lo gostaria da sua ajuda..
meu e-mail é renan_axe@hotmail.com
desde ja grato
oss!!!

Anônimo disse...

achei intereçante meu mestre me pediu para para procurar sobre a historia do karate shotokan e eis um bom site para isso

Luana disse...

Não é a primeira vez que entro no seu blog, e eu simplesmente adorei ele. Eu sou praticante de karatê a algum tempo, sempre que preciso de algumas respostas passo aqui.
Brigada Oss
Luana Karlla

leonardo disse...

eu faço karatê ,e estou na faixa verde
e eu acho muito legal isso blz tchau!!!

Anônimo disse...

Poxa o texto sobre as faixas é muito bom..muito bem escrito.Serve com certeza de mutia reflexão pra quem está em alguma faixa,se identificar com sua responsabilidade..parabns cara

leonardo mingotti

Anônimo disse...

Mostra que além de defesa pessoal e tecnicas que você aprende sendo graduado,tem uma importância cultural e religiosa!Sou faixa preta 2º Dan,e ainda sei que tenho muito que aprender sobre espiritualidade karateca.

Anônimo disse...

pow eu faço karate shotokan e eu vou fazer exame de faixa para amarela ou vermelha

Anônimo disse...

Gostei muito do texto, vou mostrá-lo para meu filho ver a importância da passagem de uma faixa para outro, como este ato está repleto de significado e respeito. Parabéns!

Anônimo disse...

Olha eu estou muito feliz de ver q pessoas de verdade q realmente gostam do Karate fazem isso.
Acabei de chegar de meu exame,e ganhei a faixa verde,bem eu estava querendo saber mais sobre o Karate e vi realmente a importancia e reponsabilidade q temos com nossas faixas e sabedorias,Parabens!!

Anônimo disse...

muito legau gostei parabens,eu ainda sou faixa branca ainda tenho muito que aprender foi legal esse comentario nao legal nao demais adorei

postado por:northon

Anônimo disse...

Oss eu estou na faixa laranja meu primeiro campionato foi em jaboticabal mas infelismente sai com as mao vazias nessa época eu estava na faixa amarela e em seguida fui para meu 2 campionato foi ke entaum ganhei uma medalha de bronze na luta ae ki eu falei é issu ki eu kero em seguida teve meu 3 campionato ganhei uma medalha de bronze no kata e uma de PRATA na luta issu foi quando eu parei era pra mim ta na faixa marrom mas eu infelismente desisti e eu lembrei ki fiz o exame pra faixa laranja e entaum eu to ai treinando com a sensei patricia Espero que quando vcs leiam esse comentario penssem bem nunca desista pois vc esta achando seu verdadeiro espirito sua maxima capacidade e mais uma coisa kkkkk meu cunhado sempre ganho de mim na dama depois ki eu começei a faze karate eu ganhei dele ele perdeuu muitiiisimo feioo kkkkkkk......Ossssss

Anônimo disse...

oss Muito bom eu me encachei perfeita mente nisso eu acabei de passar no exame de faixa branca agora sou faixa amarela e continuarei treinando cada vez mais até a proxima osssssss....

Anônimo disse...

sou praticante de karate tkd capoeira kung fu e judo so q parei com o judo

karate sou faixa laranja professor Roger
tkd sou faixa verde professor ze maria
capoeira sou corda crua branca mestre gilmar
kung fu meu grau e azul mestre kim
judo parei na amarela professor Rodrigo



e sou bom de pancada

mixando as idéias disse...

bacana eu sou simpatizante desse nobre esporte e já estou dando os primeiros passos muito legalllllll.Emanuel.

olivia disse...

eu faço karate sou faixa verde

Matys Perez disse...

em um mes de treino passei de faixa

Anônimo disse...

aaa q raiva quero saber para q serve as trocas de faixa

Anônimo disse...

é pra trabalho escolar !!!!

Anônimo disse...

nick blander,meu filho faz karate ele começo a pouco tempo po minha causa ,ja fui praticante adorei esse texto demais.

Rafael Mineo de queiroz disse...

Sou Faixa Verde 3 Kyo, Gostaria de Saber se poderia efetuar treinamentos em uma nova academia proximo de casa, pois nao existe sensei proximo! E o que isso pode implicar para mim.

Postar um comentário

tigre

tigre